***ARCHIVE SITE *** Knowledge Management for Development Journal, Vol 10, No 1 (2014)

Analisando a aplicação de inventários de conhecimentos como instrumento de geração de conhecimentos organizacionais

Monika Roper

Abstract


Nas aplicações práticas da gestão de conhecimentos são utilizados instrumentos que asseguram fluxos de conhecimentos entre seus detentores, geradores e usuários. Os inventários de conhecimentos integram o rol destes instrumentos, constituindo mecanismos de apoio à transferência e transformação do conhecimento individual em coletivo e organizacional. Os inventários são compostos por perfis, que visam o resgate de conhecimentos, documentando e disponibilizando os aprendizados de forma ágil e compacta. Os perfis são compostos a partir de entrevistas coletivas ou individuais com os integrantes da experiência a ser inventariada.

Adaptando a proposta metodológica de GTZ & IFAD (2009), que propõem a utilização de perfis de conhecimento (knowledge profiles) em projetos de cooperação internacional, a presente contribuição realiza uma análise comparativa da aplicação deste instrumento no âmbito de políticas e projetos ambientais no Brasil. Este contexto institucional é marcado por uma grande diversidade e por visões e demandas diferenciadas de gestão de conhecimentos. A institucionalização da área é recente, de modo que se verifica uma alta rotatividade de pessoal e muitos casos de perda e descontinuidade de conhecimentos. Neste ambiente, as concepções que partem das pessoas como elementos centrais da gestão de conhecimentos se mostram particularmente adequadas para iniciar a introdução de suas abordagens.
A análise comparativa dos casos de aplicação dos inventários de conhecimentos indicam que os mesmos contribuem para a construção de conhecimentos institucionais através do resgate das experiências e percepções de participantes diretos através de abordagens muito simples e de rápida aplicação. Além disso, o processo ganha uma dinâmica e qualidade diferenciada quando é possível envolver futuros usuários dos conhecimentos na sua construção.

Full Text: PDF